
No terceiro dia da Tecnotêxtil Brasil, Americana reafirmou seu papel de destaque na indústria têxtil ao anunciar oficialmente a próxima edição da feira, já marcada para 2027. O anúncio foi feito durante um coquetel de lançamento, que contou com a presença de autoridades, como o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, prefeito em exercício de Americana, Odir Demarchi, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Americana, Clemente Alves dos Santos - Léo da Padaria, além do vereador Lucas Leoncine.
"O setor têxtil é estratégico para o Estado de São Paulo. Outro aspecto fundamental é o perfil da mão de obra: São Paulo é um estado majoritariamente feminino, com 52,1% da população composta por mulheres, e o setor têxtil emprega aproximadamente 68% de mulheres, o que reforça seu papel nas políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social. Feiras como a Febratex e outros eventos do setor são essenciais para fortalecer esse cenário, promovendo a troca de experiências, gerando novas oportunidades e fomentando a inovação, o que impulsiona o crescimento de toda a cadeia produtiva”, destacou Jorge Lima.
O dia também foi marcado pela visita de representantes do Sinditec, da Prefeitura de Americana, do CIESP/FIDAM e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. As instituições realizaram uma reunião estratégica para discutir diretrizes para um projeto pioneiro de economia circular voltado à cadeia têxtil da região. Entre os tópicos estavam a definição de metas iniciais, o cronograma de trabalho e a constituição de um comitê gestor multiparticipativo.

O presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo, destaca a importância da feira para a indústria da cidade. “A Tecnotêxtil é uma vitrine estratégica para o setor. Ela impulsiona a inovação, estimula novos negócios e reforça o compromisso da indústria têxtil nacional com o desenvolvimento sustentável e tecnológico”, afirma.
Na Arena do Conhecimento, o público teve acesso a uma programação intensa sobre as principais tendências e desafios do setor. Marcelo Villin Prado (IEMI) analisou o perfil e o crescimento dos segmentos de nãotecidos e tecidos técnicos, apontado como o de maior expansão no Brasil. Ângela Bozzon (ABVTEX) apresentou as oportunidades geradas pelo Programa ABVTEX em sustentabilidade.
Na sequência, Carolina Mesquita projetou o futuro das indústrias têxtil, de confecção e de moda, abordando novos materiais, smart textiles e tecnologias vestíveis. Marcelo A. C. Fernandes (NIACD / InovAILab) apresentou casos de uso de inteligência artificial na Indústria Têxtil 4.0 para aumentar a lucratividade. Luciana Crespim (Total Ecomáquinas) discutiu o equilíbrio entre sustentabilidade e rentabilidade, enquanto Gisele Rosati (Werken Química/Tanatex) falou sobre megatendências do setor e soluções inovadoras da empresa.
Com a antecipação da Tecnotêxtil 2027 e a intensa troca de conhecimentos promovida ao longo do evento, Americana reafirma sua vocação para o desenvolvimento tecnológico, consolidando-se como referência nacional no segmento têxtil e atraindo novos investimentos capazes de impulsionar a economia local e gerar impactos positivos em toda a região.
Sobre o Febratex Group
Com mais de 40 anos de experiência, o Febratex Group é a maior promotora de feiras e eventos têxteis do Brasil. O grupo organiza, entre outros eventos, a Febratex, considerada a terceira maior feira têxtil do mundo, que gera mais de 40% dos negócios de máquinas têxteis no Brasil. Comprometido com a sustentabilidade, o Febratex Group é pioneiro na adoção de práticas ambientais responsáveis e foi a primeira promotora de eventos têxteis na América Latina a conquistar o Selo Lixo Zero.
Serviço:
Evento: Tecnotêxtil Brasil 2025
Data: 22 a 25 de abril de 2025
Local: Feira Industrial de Americana (FIDAM), Americana/SP
No hay comentarios:
Publicar un comentario